Crea-PI e CGU assinam Termo de Cooperação Técnica
O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, e a Superintendente da Controladoria Geral da União-CGU, Érika Lemância, assinaram, na última Plenária deste Conselho (05/11), o Termo de Cooperação Técnica entre o Crea-PI e a CGU para o compartilhamento de informações, com foco no aprimoramento da fiscalização das obras e serviços, referentes às profissões regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea. O acordo prevê também o desenvolvimento conjunto de eventos de aperfeiçoamento e capacitação, com ênfase na atualização técnica dos servidores.
Para o Presidente Ulisses Filho, o acordo é benéfico para o aprimoramento da fiscalização. Na oportunidade,o Presidente do Crea-PI ressaltou a política de parcerias com os órgãos fiscalizadores “já realizamos a parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), renovamos o acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), e pretendemos realizar parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Essas parcerias são essenciais para troca de informações e adequadas para proteção à sociedade, pois serão repassadas as irregularidades de obras e serviços técnicos, inclusive aquelas que apresentam riscos à integridade física da população.”
Segundo a Superintendente Érika Lemância, a assinatura do termo de cooperação proporcionará mais celeridade na fiscalização das obras, em relação à capacitação ela enfatizou a qualidade dos técnicos da CGU que auxiliarão no aperfeiçoamento dos profissionais do Crea-PI. Quanto a relevância dessa aproximação com outras instituições, ela frisa “a iniciativa do Crea-PI deve ser seguida pelos outros Creas e órgãos, pois se detenho uma informação, por que não compartilhar esses conhecimentos e tornar uma fiscalização mais eficiente. Parabenizo, este Regional pela união de esforços.”