| |

Formandos da UESPI conhecem um CREA-PI mais moderno e digital

A iniciativa aproxima o Conselho dos futuros engenheiros, destacando inovação, serviços digitais e modernização da atuação profissional

Uma turma de formandos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, na última sexta-feira (06), uma visita institucional ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). A ação integra a prática da atual gestão, presidida pelo engenheiro Hércules Medeiros, de aproximar recém-formados de todas as modalidades da Engenharia a um novo modelo de gestão, marcado pelo uso intensivo da tecnologia, sistemas digitais modernos e ferramentas inovadoras voltadas ao exercício profissional.

A visita teve como objetivo apresentar o funcionamento do Sistema Confea/Crea, suas atribuições e a atuação do Conselho na fiscalização, orientação e valorização profissional, evidenciando um CREA mais acessível, eficiente e alinhado às demandas contemporâneas da Engenharia.

Participaram do encontro o presidente do CREA-PI, engenheiro Hércules Medeiros; o chefe das Câmaras Especializadas, engenheiro Samuel Pimentel; o chefe de fiscalização, engenheiro Gilson Lopes; o coordenador da Divisão de ART, engenheiro Hiroshi Koseki; a coordenação do Jovem Engenheiro; o professor do curso, engenheiro Patrese Quelemes; e o professor e conselheiro, engenheiro eletricista José Brito Neto.

Turma de Engenharia Elétrica da UESPI, iniciada na pandemia, concluiu a graduação em janeiro de 2026, com 12 formandos. Foto: Arquivo

Em entrevista ao portal CREA-PI, o formando Riquelme Santos, descreve que a visita proporcionou uma visão positiva e esclarecedora sobre o papel do Conselho.

A experiência evidenciou a seriedade e a organização do Conselho na fiscalização, além de contribuir para o entendimento sobre registro profissional, responsabilidades técnicas, emissão de ART e os desafios do início da carreira”.

descata riquelme santos, recém formado em engenharia elétrica pela uespi
Riquelme Santos, recém formado em Engenharia Elétrica pela UESPI. Foto: Arquivo

José Brito Neto, professor e conselheiro do sistema destacou que a visita institucional possibilita aos futuros engenheiros maior compreensão sobre a regulamentação da profissão, a importância da ética profissional e da responsabilidade técnica, além de ampliar a visão sobre o mercado de trabalho e suas demandas.

A turma iniciou sua trajetória acadêmica em junho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, e concluiu o curso em janeiro de 2026. Ao todo, 12 alunos colaram grau.

Posts Recentes