Crea-PI reúne-se com a Equatorial para tratar sobre normas técnicas e melhorias no atendimento aos engenheiros eletricistas

O cumprimento das Normas Técnicas, no tocante à Elaboração de Projetos e às melhorias no atendimento aos engenheiros eletricistas, foram as pautas discutidas na reunião, nesta terça-feira (15), entre os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PI) e da Equatorial Piauí.

A reunião contou com a presença do superintendente do Crea-PI, Francisco Lira, o assessor da presidência do Crea-PI, Samuel Ribeiro, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PI, Eng. Eletric. Pedro Rodrigues, o inspetor do Crea-PI, no município de Picos, Eng. Eletric. Rhúlio Victor, o inspetor do Crea-PI, no município de Campo Maior, Raimundo Abreu. A Equatorial Piauí foi representada, na ocasião, pelo gerente de relacionamento da Equatorial, Joaquim Milhomem, pelo coordenador de projetos, Ramil Leal, pela consultora de Geração Distribuída, Laila Vale Moura, e pelo assessor jurídico, Danilo Sá Urtiga.

Sobre os assuntos discutidos, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Eletric. Pedro Rodrigues, destacou sobre a Decisão Nº 036/ 21, da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-PI, na qual orienta que as atividades referentes à Elaboração e à Execução de Projetos Fotovoltaicos são privativas dos engenheiros eletricistas.

No tocante aos problemas enfrentados pelos profissionais, em relação à análise de projetos e ao condicionamento de projetos serão aprovados conforme a NBR 5410 e os normativos internos da concessionária. No que concerne ao condicionamento de projetos serão aprovados de acordo com o projeto. Os representantes da Equatorial repassaram que melhorias do sistema eletrônico estão sendo implementadas, para agilizar a comunicação. “Fomos informados que estão sendo implementadas melhorias no sistema eletrônico de protocolação dos projetos e, até o fim de junho, a triagem do protocolo provisório será realizada em até 24hrs. O protocolo definitivo, em até 15 dias, para sistema de microgeração, e de até 30 dias, para projetos de minigeração”, disse o coordenador, Pedro Rodrigues.

O superintendente do Crea-PI, Francisco Lira, reafirmou que o Conselho está à disposição dos profissionais e da Equatorial, para buscar melhorias do atendimento aos pleitos discutidos. “Esperamos que o resultado desta reunião seja satisfatória e que esse diálogo seja só o início de uma grande parceria”, afirmou Francisco Lira.