Crea-PI participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa das profissões do Sistema
A história da Engenharia, Agronomia e Geociências ganha um novo marco, a partir do dia 21 de junho de 2023. Foi lançada a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, com a presença de parlamentares e lideranças dos 27 Creas que lotaram o Plenário do Confea. Presidido por uma mulher, a deputada e engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), o novo colegiado conta com 218 deputados e 22 senadores.
O presidente do CREA-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, participou do evento histórico. “Parabenizamos a todos os envolvidos nessa iniciativa e desejamos sucesso à Frente Parlamentar Mista das Profissões. Que esse novo marco seja o início de grandes conquistas e avanços para a Engenharia, Agronomia e Geociências no nosso país”, afirmou.
A solenidade de lançamento do Colegiado, também, contou com a presença do deputado federal piauiense, Dr. Francisco, que apoiou a instalação da Frente Parlamentar. O estado do Piauí esteve representado, também, pelo vice-presidente do Crea-PI, Andrei Costa, pelo conselheiro federal Francisco Lira e o superintendente do Crea-PI, Gabriel Pierot.
Agradecendo a presença das autoridades, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, definiu a instalação da Frente Parlamentar como uma demonstração de reconhecimento, valorização das carreiras e de defesa das prerrogativas profissionais. “Estamos vivenciando um momento histórico pela quantidade de parlamentares que aderiram à Frente. Cerca de 45% do Congresso Nacional aderiu a esse chamado para discutir além das questões internas e corporativas. Nós queremos discutir o campo, a infraestrutura, o trânsito, a conservação das florestas, a mineração, a meteorologia. Queremos discutir as políticas públicas que vão impulsionar o Brasil, discutir tudo que interessa ao país e à população”, disse Krüger.
De iniciativa da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), a criação da Frente visa abrir espaços para participação ativa dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências nos debates políticos. “É uma honra para mim, que já fui até voluntária no Crea-GO, hoje estar aqui presidindo a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. Como profissional, eu reconheço os desafios a serem enfrentados pela nossa categoria; contudo, agora ganhamos voz no parlamento. Temos a oportunidade de representar milhões de profissionais que são responsáveis pela transformação da sociedade. Uma categoria tão diversificada precisa ter sua defesa pautada no Congresso Nacional”, salientou a deputada que é engenheira agrônoma e já atuou como inspetora no Crea-GO, tendo integrado também o movimento Crea Júnior.
Coordenadorias temáticas
Ainda nesta quarta-feira, foi definida a diretoria executiva e deliberado o regulamento interno da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, que tem a seguinte composição:
Presidente: deputada Marussa Boldrin (MDB/GO)
1° vice-presidente: senador Wilder Morais (PL/GO)
2ª vice-presidente: senadora Soraya Thronicke (União/MS)
Diretoria:
Deputado Hugo Mota (Republicanos/PB) para Diretoria de Organização e Administração Autárquica
Deputada Daniela Reinehr (PL/SC) para Diretoria de Educação e Formação Profissional
Senadora Daniela Ribeiro (PSD/PB) para Diretoria de Relações Exteriores e Acordos Internacionais
Deputado Diego Andrade (PSD/MG) para Diretoria de Relações Institucionais
Deputado Waldemar Oliveira (Avante/PE) para Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo e Mercado de Trabalho
Coordenadorias Temáticas do Sistema:
Agronomia (CCEAGRO) – Deputado Pedro Lupion (PP/PR)
Agrimensura (CCEAGRI) – Deputado José Silva (Solidariedade/MG)
Civil (CCEEC) – Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE)
Florestal (CCEEF) – Deputado Túlio Gadelha (Rede/PE)
Elétrica (CCEEE) – Senador Eduardo Braga (MDB/AM)
Industrial (CCEEI) – Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)
Química (CCEEQ) – Silvio Costa Filho (Republicanos/PE)
Segurança do Trabalho (CCEEST) – Deputado Rogério Correia (PT/MG)
Geologia e Minas (CCEGEM) Deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES)
Ética (CNCE) – Deputada Natália Bonavides (PT/RN)