Construção Civil: Tecnologias otimizam trabalho da Engenharia

A tecnologia está cada vez mais presente na Engenharia. A indústria 4.0 traz mudanças profundas nos processos de manufatura, englobando várias inovações tecnológicas a partir da internet das coisas. Entre essas tecnologias destacam-se a virtualização dos processos, realidade aumentada, comunicação máquina-máquina, robóticas autônoma e inteligência computacional. Com isso, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Existem  softwares e tecnologias que auxiliam no dia a dia na construção civil. Já na etapa do planejamento, o Engenheiro pode contar com o auxílio da Modelagem de Informações da Construção, ou Building Information Modeling, conhecido por BIM, que demonstra para o cliente uma versão virtual do projeto, apresentado de forma tridimensional em realidade aumentada, de como ficará o projeto real. Isso possibilita que possíveis modificações sejam realizadas antes da etapa de construção ser iniciada.

Segundo o eng.civ Jardiel Peres 45% dos problemas nas obras são oriundos de problemas de projeto e escopo mal definido. No tocante à essa problemática a metodologia BIM vem para unir e melhorar a comunicação entre todos os profissionais.”O fato de ser um banco de dados facilita o acesso da informação para tudo e todos ficarem atualizados. Assim a checagem, gerenciamento e
controle da informação fica mais cirúrgica, os projetos mais rápidos e otimizados, e a construção enxuta e,consequentemente, econômica”, afirmou.

 

De acordo com Jardiel Peres, os softwares como o Revit, Archicad, Vectorwoks auxiliam na construção civil. Na última edição do Teresina em Ação, o Programa Jovem Engenheiro apresentou a modelagem BIM à comunidade. “Utilizamos um óculos 3D e um aplicativo no tablet para realidade aumentada. São vários os benefícios, conflitos são descobertos e resolvidos com mais facilidades e com muitos menos custos em fase de projeto. A compatibilidade de projeto é precisa e a comunicação entre projetistas é clara e sem ruído”, explicou.

Na etapa da construção, os drones são ferramentas bastante utilizadas para garantir que toda a obra seja visualizada, o que aumenta a segurança dos profissionais envolvidos no projeto, além de facilitar a obtenção de dados, promovendo mais praticidade no desenvolvimento da obra. Outros instrumentos utilizados são os niveladores a lazer e guinchos computadorizados.

Descoberta de novos materiais

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) recentemente criaram um material bem mais resistente do que o aço e ainda mais leve: o grafeno. O uso desse novo recurso será voltado a grandes edifícios e pontes e, por ser poroso, o material tem ainda a capacidade de funcionar como filtro.

Outro material que dentre as novas tecnologias na construção civil é o bioconcreto. Este material tem a capacidade de regenerar suas próprias fissuras. A superbactéria Bacillus pseudofirmus é inserida à mistura de concreto e só reage quando entra em contato com o oxigênio e a água. Quando as fissuras do concreto começam a aparecer, as bactérias se desenvolvem, se alimentam de lactato e, por meio de reações químicas, o calcário é construído e a estrutura inicia o processo de regeneração.

Bioconcreto

Bioconcreto

Todos esse métodos auxiliam para que as obras sejam realizadas com maior otimização do tempo e o menor custo possível. Além de garantir que o projeto final sairá da forma solicitada pelo empreendedor/cliente.

 

Ascom com informações do Portal TDigital

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *