Conheça o segundo o palestrante piauiense confirmado na 78º Soea
O pesquisador da Embrapa Meio Norte e diretor de Inovação Pública do Piauí, Eng.Agr.Francisco Guedes Alcoforado Filho, ministrará a palestra o “Uso de tecnologias ABC. A agricultura com baixa emissão de carbono”.
Você já ouviu falar sobre Carbono Zero? Essa temática será destaque na programação da 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia-SOEA, que iniciará no dia 8 de agosto, em Gramado (RS).
O painel com a temática Carbono Zero: a contribuição das Engenharias para o Brasil acontecerá, no dia 10 de agosto, e contará com a participação de um engenheiro piauiense. O pesquisador da Embrapa Meio Norte e diretor de Inovação Pública do Piauí, Eng.Agr.Francisco Guedes Alcoforado Filho, ministrará a palestra o “Uso de tecnologias ABC. A agricultura com baixa emissão de carbono”. O Engenheiro Agrônomo é graduado pela UFPI, com Mestrado em Botânica pela UFRPE, especialista em desenvolvimento regional sustentável, em Inovação Tecnológica e em Tec ABC.
Reduzir a emissão de carbono no setor agropecuário é a meta definida pelo Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+, para o período de 2020 – 2030. Sobre a temática, Francisco Guedes ressalta sua expectativa em apresentar aos presentes as tecnologias da agricultura com baixa emissão de carbono, a fim de contribuir com a redução dos efeitos da mudança climática, especialmente, no bioma da caatinga. “Demonstrarei um pouco a contribuição da agronomia, revivendo, desde o ano de 1910 , a criação do DNOCs com suas importantes obras para o Nordeste, passando pelas tecnologias de convivências com o semiárido, a Agroecologia, e passando pelo início desde século com as tecnologias desenvolvidas, no Brasil e no mundo. Mostrarei, também, um estudo de caso que tive a satisfação de contribuir no Piauí”, disse.
O engenheiro agrônomo ainda acrescentou que está empolgado com essa nova experiência na Soea. “Compartilharemos experiências e discutiremos a contribuição das engenharias para o desenvolvimento do país, para a soberania alimentar e para as energias limpas. Então, sinto-me honrado em participar desse momento ímpar para a engenharia, agronomia e as geociências”, finalizou.