Crea-PI apresenta relatório técnico sobre o elevado da Avenida Miguel Rosa; confira o material completo.
Nesta quinta-feira (13), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), eng. Hércules Medeiros, acompanhado dos membros da Comissão de Pontes e Grandes Estruturas, apresentou os resultados do relatório técnico sobre as condições do Elevado Viário da Avenida Miguel Rosa, em Teresina.

O estudo buscou identificar as possíveis causas da patologia, e indicar recomendações para orientar as medidas a serem tomadas pelos responsáveis pelo equipamento viário. Durante a análise, os engenheiros identificaram rompimento em elementos estruturais, além de um possível recalque (rebaixamento do solo) no acesso ao tabuleiro do viaduto.


Segundo o presidente Hércules Medeiros, as análises de sondagem, assim como das “flechas” das vigas metálicas da estrutura, indicam que o desnível pode ser resultado desse recalque, processo em que ocorre o rebaixamento da estrutura devido à compactação do solo sob a fundação.

A Comissão apresentou as seguintes recomendações que deverão ser implementadas de forma URGENTE:
1. Estudo das condições do maciço de acesso, e dos elementos estruturais ligados ao mesmo;
2. Acompanhamento do desnível, buscando identificar possíveis agravamentos;
3. Redução dos limites de velocidade no viaduto;
4. Restrição do uso para apenas veículos de passeio.
O presidente destacou que medidas emergenciais devem ser adotadas. “A recomendação é realizar uma intervenção o mais rápido possível, mas enquanto essa manutenção é realizada, é essencial que aconteça o controle rígido do tráfego de veículos e a redução da velocidade na via”, afirmou Hércules Medeiros.

Clique aqui e leia o relatório técnico completo.
Também participaram da apresentação o vice-presidente do Crea-PI, eng. Pedro Marques, e os engenheiros José Gramoza Vilarinho Filho e Cleitmã Oliveira, membros da Comissão de Grandes Estruturas do Conselho, e o conselheiro regional, eng. Valdemar Machado.