Via da Ponte Metálica passa por vistoria do CREA-PI
Inspeção técnica avalia aderência e segurança da pista após acidente fatal
Com foco na segurança dos usuários, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) realizou, na última quinta-feira (6), uma inspeção técnica na Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) a Timon (MA). A vistoria teve como objetivo avaliar as condições de aderência do pavimento e a estrutura da via.
A inspeção foi conduzida por engenheiros da Comissão de Pontes e Grandes Estruturas do conselho. A Ferrovia Transnordestina, responsável pela gestão da ponte, será notificada pelo CREA-PI para realizar testes de aderência da tinta aplicada no pavimento.
Segundo o engenheiro civil Cleitmã Oliveira, integrante da comissão, é necessário redobrar a atenção com o controle de velocidade, especialmente por parte de motoristas e motociclistas, durante o período de chuvas.
Após a apresentação dos resultados dos ensaios pela gestora, o conselho adotará as medidas cabíveis junto aos órgãos de controle. Até lá, é fundamental cautela na condução dos veículos”
engenheiro civil Cleitmã Oliveira, membro da Comissão de Pontes e Grandes Estruturas

Atuação do CREA-PI em pontes e viadutos
Sob a gestão do engenheiro Hércules Medeiros, o CREA-PI ampliou as vistorias técnicas em pontes, viadutos e passarelas no Piauí, com foco na prevenção de acidentes e na segurança dos usuários.
Entre as principais fiscalizações estão a Ponte Metálica João Luís Ferreira, a Ponte Presidente Médici (Tancredo Neves) e o viaduto da avenida Miguel Rosa, em Teresina. Nas inspeções, o conselho identificou problemas como corrosão, desgaste estrutural e desníveis. Em alguns casos, descartou risco iminente de colapso, mas recomendou manutenção, monitoramento contínuo e, quando necessário, restrições ao tráfego e alertas à população.