Programa “CREA Indica” é lançado para transformar a contratação de engenheiros no Piauí
Cidadãos e empresas podem contratar profissionais registrados no sistema Confea/CREA por meio da plataforma digital, de forma mais ágil e segura
A forma de contratar serviços de engenharia no Piauí ganha um novo capítulo. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-PI) lançou, nesta sexta-feira (13), o programa CREA Indica, ferramenta digital que conecta cidadãos e empresas a profissionais legalmente habilitados no sistema Confea/CREA.
O anúncio foi feito durante live conduzida pelo presidente do Conselho, o engenheiro Hércules Medeiros.
A iniciativa permite que pessoas físicas e jurídicas solicitem, de forma direta, o tipo de serviço de engenharia que desejam contratar. Pelo programa, será possível encontrar profissionais regularmente inscritos e aptos a atuar em obras, elaboração de projetos, emissão de laudos, consultorias e demais serviços técnicos.
O CREA-PI, de forma inovadora, busca ampliar a segurança nas contratações, fortalecer o exercício legal da profissão e facilitar o acesso da sociedade a serviços técnicos qualificados.
A pessoa ou empresa vai poder escolher um profissional habilitado no Conselho para atender sua demanda. É possível selecionar até dez profissionais por semana. Esses profissionais receberão a solicitação via SIGEC e WhatsApp e decidirão se têm interesse ou não. Para eles, a demanda aparecerá detalhada na plataforma”.
explica, hércules medeiros, presidente do crea-pi
O presidente destaca ainda que a proposta é beneficiar tanto os profissionais de engenharia quanto a sociedade, criando um elo direto entre oferta e demanda de mão de obra qualificada no estado.

É um legado da nossa gestão que vamos deixar para a sociedade e para os profissionais do nosso Estado”.
completa, hércules medeiros.
O lançamento do CREA Indica reforça o compromisso da atual gestão com tecnologia, inovação e transparência, promovendo uma interação mais eficiente entre cidadãos, empresas e engenheiros piauienses. Todos os dados fornecidos são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Como funciona o CREA Indica
O programa foi desenvolvido para tornar mais simples e seguro o processo de busca por profissionais habilitados, respeitando as normas legais e técnicas da engenharia.
- Acesse a plataforma CREA Indica e faça login via GOV.PI;
- Selecione o serviço de engenharia desejado (projeto, obra, consultoria, laudo, entre outros);
- Informe a localidade onde o serviço será executado;
- Cadastre seus dados de contato;
- Aguarde o retorno dos profissionais habilitados e interessados.
Como participar
Para integrar a plataforma, o profissional deve:
- Estar com registro ativo no CREA-PI;
- Indicar os tipos de serviço que executa;
- Cadastrar ou atualizar o currículo profissional;
- Manter-se disponível para ser encontrado;
- Ficar atento às notificações de possíveis contratantes.