Presidente do Crea-PI participa de missão técnica internacional no Peru
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Eng. Civ., Eletric. e Seg. Trab. Hércules Medeiros, integra a comitiva brasileira em visita técnica ao Porto de Chancay, no Peru. A missão faz parte das ações do programa Rotas de Integração Sul-Americana, iniciativa do governo federal que visa fortalecer a conexão do Brasil com o Oceano Pacífico, e conta com a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Vinicius Marchese, de conselheiros federais, o conselheiro do Crea-PI, Eng.Francisco das Chagas e de representantes do Colégio de Engenheiros do Peru.

Durante a visita, Hércules Medeiros destacou a relevância estratégica da obra para o Nordeste brasileiro. “Isso impacta diretamente o Brasil. Vamos escoar nossas mercadorias com mais eficiência e facilitar a entrada de novos produtos no país”, afirmou. Ele também ressaltou que a experiência adquirida no Peru servirá de referência para o desenvolvimento do Porto de Luís Correia, em processo de construção no estado e cujo Terminal de Uso Privado já conta com contrato assinado junto ao ministério dos Portos e Aeroportos. Atualmente, as obras de terraplanagem, cais pesqueiro e da sede estão em andamento, tendo sido concluída a terraplanagem da retroárea do cais, com quase 80 mil metros quadrados de área”, afirmou.

O Porto de Chancay é considerado uma das maiores obras de infraestrutura da América do Sul, com investimentos superiores a US$ 1,3 bilhão e capacidade para receber mega navios de até 24 mil contêineres. A estrutura moderna inclui 843 hectares de área total, zona de contêineres, guindastes elétricos e um sistema logístico de última geração.
Hércules Medeiros reforçou a importância da integração regional para o desenvolvimento do Piauí e do Brasil. “Vamos aplicar o que aprendemos aqui para transformar o Porto de Luís Correia em um ponto estratégico, assim como Chancay”, disse.

Além da visita técnica, o presidente do Crea-PI acompanhou a assinatura de um protocolo de intenções entre o Confea e o Colégio de Engenheiros do Peru- Conselho Departamental de Lima (CIP-CDLIMA), nesta quinta-feira (10/04), firmando parceria para intercâmbio de conhecimento técnico e fortalecimento da engenharia nos dois países. A iniciativa visa promover qualificação continuada, inovação e boas práticas profissionais.

Ao final da agenda, o presidente do Crea-PI reforçou a importância do acordo. “ Esse protocolo de intenções representa um passo importante para o desenvolvimento dos profissionais que desejam atuar em Lima e em toda a região de fronteira, principalmente diante da construção do novo porto de Chancay e da possível implantação de uma futura linha férrea’, finalizou Hércules Medeiros.