Dia do Agente Fiscal reforça papel da fiscalização na segurança da sociedade
Chefe de Fiscalização do Crea-PI destaca prevenção de riscos, combate à irregularidade e valorização profissional
No Dia do Agente Fiscal, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) evidencia a importância da fiscalização para a proteção de vidas, do patrimônio e para o fortalecimento do exercício legal das profissões. A atuação dos agentes garante que obras e serviços técnicos sejam executados com responsabilidade, por profissionais habilitados e em conformidade com as normas legais.
Segundo Gilson Lopes, chefe de Fiscalização do Crea-PI, a principal contribuição da fiscalização é a segurança da sociedade. Atualmente, o Conselho conta com 14 fiscais em atuação.
Ele também destaca os desafios enfrentados pelos agentes, que percorrem os 224 municípios do estado, muitas vezes longe da família, para combater a irregularidade e prevenir tragédias.
Assim como em outras áreas essenciais, a atuação de profissionais habilitados na construção civil e em serviços técnicos é fundamental para preservar a integridade das pessoas”.
Gilson Lopes, chefe de Fiscalização do Crea-PI

Foto: ASCOM/ CREA-PI
Além da segurança, a fiscalização promove a valorização profissional e a geração de emprego, ao coibir o exercício ilegal e fortalecer o mercado formal, garantindo concorrência justa e qualidade nos serviços prestados.