Crea-PI disponibiliza Baixa e Cancelamento Online das ARTs
O site do Crea-PI tem mais um serviço para os seus profissionais. Já está disponível, por meio dos Serviços Online, a Baixa e o Cancelamento Online das Anotações de Responsabilidade Técnica-ART. Mais um compromisso realizado pela Gestão (2018-2020), para facilitar e agilizar a vida dos profissionais.
De acordo com a Resolução nº 1.025, de 30 de outubro de 2009, do Confea, que dispõe sobre a ART e o Acervo Técnico Profissional, tornou-se obrigatória a baixa da ART, instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.
Para os efeitos legais, somente será considerada concluída a participação do profissional em determinada atividade técnica a partir da data da Baixa da ART correspondente.
A ART deve ser baixada em função de algum dos seguintes motivos:
I – Conclusão da obra ou serviço, quando do término das atividades técnicas descritas na ART; ou
II – Interrupção da obra ou serviço, quando da não conclusão das atividades técnicas descritas na ART, por rescisão contratual; substituição do responsável técnico ou paralisação da obra e serviço.
De acordo com a Gerente de TI do Crea-PI, Thaize Soares, a Baixa da ART é importante para que seja finalizada a participação do profissional nas atividades informadas no registro da ART. “Somente após a Baixa da ART o profissional poderá requerer a Certidão de Acervo Técnico, documento comprobatório da sua capacidade técnica. Da mesma forma, o cancelamento tem sua importância. Neste caso, o profissional finda a sua responsabilidade técnica informando a não participação das atividades registradas na ART, se eximindo de qualquer irregularidade que por ventura ocorrer na obra/serviço”, disse.
COMO REALIZAR A BAIXA DA ART?
- Acesse o SIGEC→ Cadastro → ART
- Acesse a aba ARTs Registradas
Quando a ART não está baixada, cancelada ou anulada, aparecerá os botões de Solicitação de Baixa e o de Solicitação de Cancelamento nas respectivas colunas.
- Para solicitar a Baixa:
Clicar no botão de Solicitação de Baixa
Pode-se perceber que o campo da ART já está preenchida. Posteriormente, selecione o motivo da Baixa:
-Conclusão da Obra/Serviço
-Interrupção da Obra/Serviço por Rescisão Contratual Formalizada
-Interrupção da Obra/Serviço por Rescisão Contratual verbal com a concordância do contratante
-Interrupção da Obra/Serviço por Rescisão Contratual verbal sem a concordância do contratante
-Interrupção da Obra/Serviço por Rescisão Contratual por Falecimento do Profissional
-Interrupção da Obra/Serviço por Substituição do Responsável Técnico
-Interrupção da Obra/Serviço por Paralisação
Caso selecione Conclusão da Obra/Serviço, o Sistema irá gerar o protocolo, baixar a ART, arquivar o protocolo, informando que o profissional efetivou a baixa. Posteriormente, será enviado um e-mail para o profissional e empresa contratada. Se, por ventura, selecionar outros motivos (Interrupção), serão solicitadas outras informações, como segue abaixo:
Informação de que o contratante está ciente da baixa da ART; descrição da situação das atividades, pois a interrupção da obra/serviço indica que a obra/serviço não foram executados na sua totalidade, e os Anexos
-Obrigatórios (clicar no ícone – Tipo de Documento já vem preenchido):
-Relatório da Situação das Atividades
-Opcionais: Clicar no botão anexar outro tipo de documento. Selecionar o tipo de documento, clicar no botão Escolher, selecionar o arquivo, anexar.
-Para finaliza a situação, clicar no botão Solicitar Baixa.
-O sistema detalhará o protocolo gerado.
O CREA-PI analisa os protocolos de solicitação de baixa de Interrupção da obra/serviço. Caso a documentação esteja completa, este Regional efetiva a baixa e arquiva o protocolo. Caso contrário, o CREA-PI envia um e-mail para o profissional, informando a situação. Para a regularização, o profissional deve anexar os novos documentos acessando a página de protocolos, como segue:
Botão detalhar do protocolo a ser regularizado
Aba Documentação Virtualizada no Protocolo Online
Cancelamento
2) Selecione os motivos para o cancelamento:
-Nenhuma das atividades técnicas descritas na ART foram executadas”
-O contrato não foi executado
Documentos obrigatórios:
Comprovação da não execução ou distrado.
Ola, me chamo Ênio, sou Agrônomo, tenho que dar baixa em todas as ARTs referentes aos serviços realizados (levantamento topográfico)?
Boa tarde. Sim. Se houve a conclusão tem que baixar as ARTs.