Alvará de construção mais rápido no Piauí pode virar realidade
CREA-PI e APPM buscam otimizar o pedido de emissão do alvará de construção nos municípios piauienses
Antes mesmo de o tema ganhar força no Brasil, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) avançam em um convênio que promete otimizar o pedido de emissão do alvará de construção nos municípios piauienses. A proposta depende da formalização de um termo de cooperação técnica, que será apreciado em assembleia geral da APPM.
A iniciativa alia inovação e técnica ao desenvolvimento municipal e à regularização da expansão urbana de forma ordena.
Para tratar do assunto, o presidente do CREA-PI, engenheiro Hércules Medeiros, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (04) com o prefeito de Cristino Castro, engenheiro Felipe Dias, e com o prefeito de São Miguel do Tapuio e presidente da APPM, Pompílio Evaristo.
Celebramos essa parceria, que aproxima o CREA-PI e a APPM da realidade dos municípios, especialmente no que diz respeito à expansão urbana de forma planejada e bem assistida”
engenheiro Felipe Dias, prefeito de Cristino Castro.
Desburocratização Digital
O alvará de construção poderá ser solicitado on-line, por meio da plataforma do CREA-PI, com análise realizada pelas prefeituras.
Com a integração dos sistemas, a expectativa é reduzir a burocracia e o tempo de resposta dos processos, garantindo mais eficiência e transparência na liberação do documento.
A proposta também fortalece a atuação dos profissionais legalmente habilitados, ao centralizar informações técnicas e administrativas em uma única plataforma.
São soluções que impactam diretamente a vida dos cidadãos de todos os municípios do Piauí. Com a desburocratização, a população terá acesso mais rápido ao alvará de construção em seu município”
presidente da APPM, Pompílio Evaristo.