Agentes fiscais do Crea-PI participam de treinamento

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) está promovendo um evento de capacitação destinado à equipe de fiscalização do Conselho. A programação, que teve início na terça-feira, contou com a palestra da Engenheira Agrônoma Deise Mattei, coordenadora regional do Instituto Chico Mendes de Conserva da Biodiversidade, sobre fiscalização no licenciamento ambiental.

No segundo dia, tivemos a palestra realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). O foco principal foi a fiscalização do uso de agrotóxicos, abordando aspectos essenciais para garantir a segurança e a conformidade com as normas vigentes. Durante a palestra, foi discutida a importância da atuação da engenharia na fiscalização, destacando o papel dos engenheiros na identificação de práticas inadequadas, na orientação sobre o uso correto de produtos químicos e na promoção de técnicas sustentáveis que minimizem os impactos ambientais e à saúde pública.

Hoje, o destaque foi a visita ao aterro sanitário da SN Ambiental para uma fiscalização educativa, com o intuito de atender às metas estabelecidas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Durante a visita, os técnicos do aterro apresentaram detalhadamente as atividades e os processos operacionais, proporcionando um entendimento aprofundado sobre o funcionamento e a gestão dos resíduos sólidos, além de uma visão abrangente das diversas áreas da engenharia.

Essa abordagem técnica foi essencial para alinhar os fiscais do Crea-PI, garantindo que a fiscalização seja direcionada e eficaz, com o objetivo primordial de proteger a sociedade. A iniciativa reforça a importância da colaboração com as organizações, assegurando que as práticas adotadas estejam em conformidade com as normas ambientais e de segurança.